Dificuldades escolares persistentes: quando buscar uma avaliação neuropsicológica?

Seu filho adolescente tem dificuldades escolares persistentes? A avaliação neuropsicológica investiga atenção, memória e outras funções cognitivas para entender o problema e oferecer soluções.

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Dificuldades escolares persistentes

É comum que adolescentes enfrentem momentos de queda no desempenho escolar — mudanças hormonais, desafios emocionais e questões sociais fazem parte do desenvolvimento. No entanto, quando essas dificuldades se tornam persistentes, frequentes e aparentemente desproporcionais ao esforço empregado, é hora de olhar com mais atenção.

Avaliação neuropsicológica pode ser fundamental

Muitos pais relatam que seus filhos estudam por horas, têm aulas de reforço, demonstram interesse, mas continuam com notas baixas, esquecem o conteúdo com facilidade ou têm extrema dificuldade para organizar o tempo e as tarefas. Nesses casos, a avaliação neuropsicológica pode ser fundamental para investigar as bases cognitivas e emocionais envolvidas no processo de aprendizagem.

O cérebro adolescente ainda está em desenvolvimento, especialmente em áreas relacionadas à atenção, memória de trabalho, funções executivas e regulação emocional. Algumas alterações ou atrasos nesses circuitos podem afetar diretamente o rendimento escolar, mesmo na ausência de uma condição diagnosticada previamente.

Através de instrumentos padronizados e entrevistas clínicas, a avaliação neuropsicológica identifica se há alterações nos domínios cognitivos, como atenção sustentada, velocidade de processamento, linguagem, memória, funções visoespaciais e planejamento. Também considera o impacto do ambiente familiar, das relações interpessoais e da saúde emocional sobre o aprendizado.

O diagnóstico tardio não é um fim

Muitas vezes, transtornos como TDAH, dislexia, discalculia ou transtornos de aprendizagem não verbal permanecem sem diagnóstico durante a infância e se tornam mais evidentes na adolescência, quando as demandas escolares aumentam significativamente. O diagnóstico tardio não é um fim, mas o início de um processo de compreensão mais profundo que pode oferecer ao jovem novas estratégias, possibilidades e, sobretudo, alívio. Se seu filho demonstra dificuldade para aprender, apesar de esforço, ou se os desafios escolares estão afetando sua autoestima, motivação ou bem-estar emocional, a avaliação neuropsicológica pode ser um passo importante. Mais do que rótulos, ela entrega respostas, orientações e caminhos possíveis.

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